![]() |
COMO APRECIAR "ARTE" ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. |
Muitas formas e padrões são universais.
Desenhos de formas parecidas podem decorar objetos em vários lugares, e durante muito tempo.
Como se fosse um mistério, formas simétricas atendem necessidades estéticas de várias culturas diferentes (como os nós e os laços), indicando a necessidade do ser humano em desvendar e lhe dar com mistérios.
Labirintos representam (coletivamente) a busca "do caminho certo entre obstáculos".
As "Formas" possuem símbolos místicos e artísticos ao mesmo tempo.
Em Arquitetura, por exemplo, num templo quadrado e coroado por uma cúpula circular, representa a solidez da Terra, e o domo, o Céu.
EXEMPLOS DE FORMAS E PADRÕES DA ARTE :
A Mandala é um diagrama sagrado hindu. É usada como foco de meditação. (Concentrar-se nas formas geométricas leva a mente para além delas, em realidade suprema).

Os Círculos concêntricos ligam os triângulos opostos. Ordenados como pétalas de lótus, representando "descobrir a realidade".
A Estrela simboliza luz e sabedoria, brilhando em meio à treva e à ignorância.
O quadrado representa a Terra, a solidez, ordem e segurança.Também representa os pontos cardeais e o equilíbrio dos opostos.
O Triângulo de ponta para cima são o princípio masculino, e os que apontam para baixo representam o feminino. Eles se entrelaçam para representar a atividade criativa do cosmo.
O Labirinto aparece na Arte egípcia, indiana, celta e dos povos mediterrâneos.
APRECIAR ARTE E MATEMÁTICA AO MESMO TEMPO.
A Matemática na Arte, e a Arte na Matemática e na Arquitetura, é sinônimo de dinamismo, universalidade, criatividade, simetria, exuberância e perfeição. São rigorosas na estética, e com notável potencial em (juntas) revelar estruturas e padrões que nos permitem compreender e admirar o mundo que vivemos.
E é justamente esta aventura coletiva em querer enriquecer o imaginário, de sonhar e simbolizar, de forma estruturada, que se tem a sensação da verdadeira "Arte".
Referências: O livro ilustrado dos símbolos- Miranda Bruce-Mitford.