O MARAVILHOSO MUNDO DOS SÍMBOLOS NA ARTE. |
É próprio do ser humano não apenas viver, mas também buscar explicações para tudo à sua volta.
Na Arte, não poderia ser diferente. Muitos fenômenos (mistérios, que não conseguimos entender), usa-se símbolos para representá-los.
Em qualquer lugar do mundo, estamos cercados de: imagens, idéias e sinais altamente simbólicos.
A maioria das pessoas estão alheias a esses assuntos, não por falta de interesse, mas por ser um assunto muito peculiar.
Uma grande riqueza de detalhes, perambula em todos os campos da arte, mas infelizmente, muitas obras (literatura, artes plásticas, esculturas, etc) e documentos valiosos; estão simplesmente isolados e/ou inacessíveis "por aí".
O QUE É UM SÍMBOLO?
É um objeto ou ideia que indica ou representa de forma direta alguma coisa e/ou situação.
Um anúncio, por exemplo, nos faz lembrar um produto; uma placa de trânsito indica o que devemos fazer no trânsito, etc. Na Arte, um gesto e/ou forma representa um estado de espírito, (e como o mundo hoje põe em xeque nossa noção de identidade, tendemos a adotar símbolos que nos definam).
A função do Símbolo na Arte, reflete a nossa vida de uma forma profunda, e abrangente.
O fogo por exemplo, pode significar o sol, pois indica: luz, calor, poder criativo, e automaticamente se relaciona com a força da vida e da civilização.
Os deuses mitológicos, detentores de supremas qualidades, são associados ao sol, à força vital e ao poder.
Velas comuns também são associadas a luz solar, e também à uma força maior...
SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS .
Na Arte, os símbolos são demonstrados com grandes potenciais, o que confere a objetos, formas e/ou idéias, uma importância psicológica fundamental, principalmente nas artes visuais.
Os significados dos símbolos, se desenvolve ao longo do tempo, mudando conforme o contexto cultural e ganhando, cada vez mais, complexidade.
TEMA DOS SÍMBOLOS.
Os temas que os originam, são praticamente os mesmos , desde os primórdios da humanidade: a vida e a morte; a fertilidade feminina e do solo; e o nascimento.
Em todo o mundo, os símbolos tem relação com as verdades mais profundas.
SÍMBOLOS E A NATUREZA.
Cada animal, ou planta tem associações que lhes são próprias. Na Arte, uma árvore pode representar a vida e o crescimento.
O gato, devido a sua natureza, lhe deu um simbolismo associado ao mistério. Em muitas histórias infantis, como Alice no País das Maravilhas e O Gato que se virava Sozinho, "tem gatos com papéis importantes e misteriosos".
SÍMBOLOS ATUAIS.
Alguns personagens, de ficção (no cinema), alcançam status de semideuses similar dos antigos heróis gregos.
Em todos os campos artísticos, os símbolos apresentam uma forte característica entre o mundo real e o espiritual.
Na Arte: elementos como cores, sons, imagens são entendidos como tendo grande expressividade, e empoderamento de modificar diretamente a realidade.
Na Arte, cada símbolo pode surgir como resultado de um processo artístico natural, ou pode ser convencionada representando uma ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica, sonora ou mesmo gestual.
A Arte em si, já é um símbolo.
Referências: "O lvro ilustrados dos símbolos"- Miranda Bruce-Mitford.